7 de junho de 2022
Mercado imobiliário
Projetos arquitetônicos integrados à natureza vão muito além de beleza e bem estar dos futuros moradores do local. A arquitetura bioclimática é um tipo de projeto que apresenta soluções inteligentes para integrar construções à natureza. Esses projetos são baseados em estudos que levam em consideração as condições climáticas do local em que se constrói e o melhor aproveitamento dos recursos naturais disponíveis durante a obra e em toda a vida útil do imóvel, com os objetivos de reduzir os impactos ambientais, garantir a sustentabilidade e conforto térmico e sonoro.
De maneira geral, uma consideração importante para as pessoas que procuram um imóvel para morar é a integração com a natureza, por isso um dos pilares da arquitetura bioclimática é a projeção de espaços que garantam qualidade de vida e bem-estar às pessoas. Além disso, os projetos fazem o uso inteligente do que a natureza oferece a fim de diminuir o consumo de energias não renováveis ou poluentes, como por exemplo, a utilização de placas solares. O processo das obras também fazem parte dos projetos bioclimáticos, que planejam a diminuição do desperdício e da geração de lixo, utilizando ferramentas e artifícios que aumentem o ciclo de vida da construção ou possibilitem que os materiais sejam reutilizados ou reciclados.
Outro fator muito importante da arquitetura bioclimática é garantir o conforto térmico e sonoro do imóvel, aliados à sustentabilidade com a redução do consumo energético. Regiões quentes, frias, úmidas, secas, costeiras ou montanhosas, apresentam características climáticas específicas, para isso deve-se analisar nos locais desses projetos alguns fatores, como por exemplo a orientação solar e a ventilação, garantindo temperaturas adequadas ao imóvel com a intenção de reduzir o consumo de energia. Sempre incluindo vegetação natural, o que proporciona condições de temperatura, umidade e qualidade do ar adequadas ao conforto ambiental e ajuda a diminuir os ruídos sonoros.