WhatsApp Whatsapp WhatsApp Enviar email

Gostaria de entrar em contato?

Nome
Email
Celular
Assunto

Escrever outra mensagem

WhatsApp Corretores
online

12 de janeiro de 2022

Comportamento

A importância da reciclagem para uma sociedade mais sustentável

Thumbnail

Diariamente uma grande quantidade de lixo é gerada no mundo e, por esse motivo, a reciclagem vem se tornando uma atitude indispensável para a manutenção da saúde das pessoas e também do planeta.

Dados de um estudo realizado pela Associação Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) indicam que o Brasil produz mais de 240 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% é reciclável. Deste total produzido diariamente, apenas 2% é de fato reciclado. Como um agravante, alguns dos materiais que utilizamos em nosso dia a dia demoram centenas de anos para se decompor na natureza, como o plástico e o vidro, por exemplo.

Reciclar, reutilizar e reduzir, conhecidos como os 3 Rs, são ações complementares muito importantes para a sustentabilidade da sociedade. O processo de reciclagem tem início na separação do lixo para coleta seletiva, por isso, a participação popular é tão importante. Geralmente, divide-se primeiramente o material reciclável do não reciclável e, em seguida, separa-se o que é reciclável em metais, plástico, papel e vidro.

A reciclagem em si é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo assim o impacto ambiental. Um conjunto de técnicas e procedimentos são aplicados, desde a separação do lixo por categoria do material até a sua transformação final, que dá origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima.

A prática da reciclagem também tem impacto na formação das futuras gerações. É importante que as crianças sejam educadas e cresçam em um ambiente em que isso seja algo comum. Dessa forma, é preciso investir em ações que promovam uma mudança de hábitos na sociedade, por meio de uma transformação cultural e com um impacto ambiental ainda maior.

Posts relacionados

Equipe Congesa participa do Congresso de Inteligência Emocional Signa

29 de fevereiro de 2024

Comportamento

A equipe da Congesa teve o privilégio de participar do Congresso de Inteligência Emocional Signa. Foi uma experiência enriquecedora que reforçou nosso compromisso com o constante ap...

Storia Congesa: conheça as plantas Maison

29 de janeiro de 2024

Comportamento

O Storia, lançamento da Congesa em Indaiatuba, apresenta uma variedade de opções de plantas para atender o seu estilo de vida. O modelo Maison é especialmente cativante, destacando-...

A preservação do paisagismo nas obras Congesa

20 de dezembro de 2023

Comportamento

A preservação do paisagismo existente na implantação dos empreendimentos da Congesa é prioridade, e pode ser observado no DUE, Renaissance, Atmosphera, Casa Bella, e no seu novo la...