Comportamento

08 Setembro 2021

Consumo consciente: Economia de água e energia

Consumo consciente: Economia de água e energia

Com a falta de chuvas no país, principalmente nos últimos meses, a conta de energia está aumentando cada vez mais. Por isso, é necessário ficar atento à bandeira tarifária e também aos gastos desnecessários de energia. Com algumas atitudes e mudança de hábitos, além de preservar o meio ambiente, conseguimos melhorar o nosso orçamento, evitando assim o desperdício de recursos naturais e de dinheiro!

Algumas ações fundamentais no dia a dia e que precisam se transformar em hábitos são: não deixar aparelhos elétricos na tomada, no modo stand by, priorizar iluminação natural e quando possível substituir as lâmpadas por outras do tipo LED, reduzir o tempo no chuveiro elétrico, priorizando banhos mais rápidos e ao sair de um ambiente sempre se lembrar de apagar as luzes, entre outras inúmeras atitudes que poderíamos citar.

A economia de água não é menos importante. O desperdício de água, que é um recurso finito, aumentou pelo 3º ano consecutivo no país. Os dados mais recentes do Instituto Trata Brasil, de 2018, apontam que as perdas atingiram 6,5 bilhões de metros cúbicos de água.

Este cenário pode causar prejuízos econômicos e sociais, uma vez que a falta de água potável é um dos principais fatores causadores de doenças, e, além disso, a água está diretamente ligada à produção de energia elétrica, sendo a principal fonte geradora das hidrelétricas. Quando falta água para a geração de energia, o comprometimento ambiental é ainda maior, pois é preciso acionar as usinas termelétricas, mais poluentes e mais caras.

Vamos economizar enquanto há tempo, para não faltar!


WhatsApp
Whats