Comportamento

24 Novembro 2016

Dia Nacional do Doador de Sangue. Apoie esta causa!

Dia Nacional do Doador de Sangue. Apoie esta causa!

No dia 25 de novembro celebra-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data homenageia todas as pessoas que dedicam um tempo da sua rotina para ser doador e também incentiva mais gente a fazer o mesmo.




O sangue funciona como um transportador de substâncias fundamental para o funcionamento do corpo. Além disso, quase toda a defesa do organismo está concentrada nele. É um tecido de extrema importância que não pode ser substituído por nenhum outro líquido.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%.

Durante o inverno, as férias e festas de fim de ano as doações despencam. Muitos hemocentros são  obrigados a operar com menos do que o mínimo necessário.

Os requisitos para ser um doador são:
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos
- Pesar no mínimo 50kg
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

O voluntário passa por três etapas antes que o sangue seja retirado. A primeira consiste no cadastro de dados pessoais, em seguida é feita uma triagem clínica que inclui um questionário sobre a saúde da pessoa, um teste de anemia, a verificação da pressão arterial e o peso do doador.

Na terceira etapa o candidato tem a oportunidade de dizer se tem comportamento de risco para Aids. Sua identidade é preservada, pois a bolsa é identificada por meio de um código de barras. Se a resposta for SIM, ele fará a doação, o sangue passará por todos os testes e, mesmo que os resultados forem negativos, a bolsa será desprezada. Caso a resposta seja NÃO, a bolsa só será utilizada se todos os exames apresentarem resultados negativos.

Os intervalos entre as doações de sangue devem ser de três meses para homens e quatro meses para mulheres. A necessidade de sangue é constante. Transfusões fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias.

Você não precisa de um motivo especial para doar sangue. Basta ter vontade de ajudar. Seja qual for a razão, saiba que sua contribuição é importante para manter os estoques dos hospitais. E você vai se sentir bem sabendo que ajudou a salvar uma vida.