Indaiatuba

12 Abril 2021

Indaiatuba ocupa lugar de destaque em ranking de Índice de Desenvolvimento Sustentável

Indaiatuba ocupa lugar de destaque em ranking de Índice de Desenvolvimento Sustentável

Indaiatuba mais uma vez desponta como um dos melhores municípios do país, dessa vez no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR) realizado pelo Programa Cidades Sustentáveis. A cidade ocupa a 20ª colocação na classificação geral, dentre 770 municípios brasileiros avaliados, e sobe para a 3ª posição, quando considerados apenas municípios com mais de 200 mil habitantes.

O índice tem a intenção de estabelecer Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como ferramenta útil e efetiva para a gestão pública e a ação política nos municípios brasileiros.

O IDSC-BR utilizou os dados mais atualizados disponíveis em fontes públicas e oficiais do Brasil entre os anos de 2010 e 2019. Ao todo, o índice é composto por 88 indicadores, referentes às várias áreas de atuação da administração pública. Indaiatuba obteve pontuação de 66,88 no índice, que atribui classificação de 0 a 100.

O desempenho municipal é avaliado de acordo com 17 objetivos, que envolvem parâmetros sociais, de saneamento básico, de desenvolvimento e sustentabilidade. Indaiatuba atingiu a meta em energias renováveis e acessíveis; indústria, inovação e infraestruturas; cidades e comunidades sustentáveis e proteção à vida marinha, que envolve o tratamento do esgoto antes de chegar ao mar, rios e córregos.

As cidades foram selecionadas de acordo com diferentes critérios, de modo que pudessem contemplar capitais brasileiras, municípios com mais de 200 mil eleitores, cidades em regiões metropolitanas, signatários do Programa Cidades Sustentáveis e, ainda, todos os biomas do país.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR) faz parte de uma série de relatórios produzidos pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN) para acompanhar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países membros da ONU, como o Brasil. No total 193 países assinaram, em 2015, a Agenda 2030, que estabeleceu, além dos objetivos, 169 metas para o enfrentamento da fome e da pobreza.

Fonte: Prefeitura Municipal de Indaiatuba


Conheça as opções da Congesa em Indaiatuba

Para mais informações sobre as unidades disponíveis fale com nossos corretores através do WhatsApp: 19 99761-2571, ou, se preferir, acesse www.congesa.com.br e tire todas as suas dúvidas via chat.


WhatsApp
Whats