Mercado Imobiliário | Comportamento | Indaiatuba

06 Março 2019

Otimismo e retomada da confiança estimulam mercados imobiliário e de construção civil

Otimismo e retomada da confiança estimulam mercados imobiliário e de construção civil

O Brasil pode voltar a ser ‘a bola da vez’, com as negociações para a aprovação da reforma da previdência e retomada da confiança e do consumo por parte dos brasileiros. O otimismo vivido pelo setor é grande e a expectativa é de que a confiança da população aumente cada vez mais.

O setor da construção sofreu muito com a recessão, mas já mostra sinais de recuperação, com aumento da geração de empregos, a recuperação dos preços dos imóveis e também com o aumento dos financiamentos imobiliários – apenas em dezembro de 2018 foram financiados 23,4 mil imóveis, com expansão de 60,9% em comparação a dezembro de 2017.

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC), as vendas de imóveis cresceram 4,4% no 4º trimestre de 2018 e 19,2% na média do ano. Esse crescimento no setor imobiliário puxou também a indústria de material de construção, que registrou crescimento de 1,2% do faturamento real em 2018 em relação a 2017 e para 2019 está estimando crescimento da ordem de 2%.

A esperança é que a recuperação do setor de construção contribua também para a geração de postos de trabalho, atenuando o grave problema do desemprego e subemprego, que ainda afeta cerca de 27 milhões de brasileiros.