Comportamento

24 Abril 2017

Prevenção e combate à hipertensão arterial. Por que existe um dia específico para lembrar sobre essa doença?

Prevenção e combate à hipertensão arterial. Por que existe um dia específico para lembrar sobre essa doença?

Nos dias atuais, com nossa rotina repleta de compromissos inadiáveis, é comum descuidarmos um pouco da saúde, sempre achando que está tudo bem conosco. Porém, isso além de ser muito perigoso, pode também camuflar doenças silenciosas, que não apresentam sintomas tão evidentes, como a hipertensão arterial. No próximo dia 26 de abril acontece o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, justamente para reforçar a importância da prevenção e acompanhamento, antes que os problemas e as complicações apareçam.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) alertam que a hipertensão arterial é responsável por praticamente 50% das mortes cardiovasculares no país. Por ser uma doença assintomática, ela age silenciosamente ao longo do tempo causando várias outras doenças: as cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca, a insuficiência coronariana, que leva ao infarto do miocárdio, e as doenças vasculares cerebrais, como os diversos tipos de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Outros dados apontam que cerca de 30% dos adultos da população mundial apresentam elevação da pressão arterial e estima-se que menos de 10% desse universo de pessoas em risco esteja em tratamento correto e contínuo. Dados mundiais apontam que 7 milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão adoecem por causa da pressão alta. A hipertensão é o principal fator de risco à saúde no mundo, e causa doenças do coração, derrame cerebral, e doenças renais.

Atualmente, a doença atinge em média de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente também em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.

A campanha “Eu sou 12 por 8″ reforça a mensagem de conscientização, para que a população conheça os níveis ideais de pressão arterial. O site www.eusou12por8.com.br fornece explicações básicas sobre a doença: o que é, quais as causas, os níveis ideais, prevenção, tratamento e diversas perguntas e respostas sobre as principais dúvidas a respeito do tema.

Vidas podem ser salvas, apenas com esta informação. Vamos compartilhar!