Meu Canto

23 Junho 2016

Azul ou rosa? O quarto de criança ganha novos ares e contornos

Azul ou rosa? O quarto de criança ganha novos ares e contornos

O quarto é o universo particular da criança.
Um cômodo íntimo que deve refletir a personalidade do dono, portanto deve trazer referências dos gostos dos pequenos. Um espaço para descanso, estudo e diversão.


O estereótipo de quarto de menina decorado em rosa e de menino em azul pode ser rompido sim, se assim desejar o proprietário daquele canto da casa. O importante é criar um ambiente harmônico, agradável e útil, onde a criança possa brincar, dormir, receber os amiguinhos e passar momentos com segurança e tranquilidade.

É possível brincar com cores, formas e objetos para criar um espaço lúdico e descontraído.
Vamos dar algumas dicas simples que podem te dar algumas ideias.


  • Uma das formas mais simples de complementar a decoração de um quarto infantil é investir em adesivos de parede. A variedade de estilos e modelos é enorme. Um toque simples e divertido.

  • Um móvel colorido traz alegria ao ambiente. Uma cômoda. Uma escrivaninha ou uma prateleira com a da cor preferida da criança. Uma maneira de quebrar a monotonia dos móveis brancos. Para não exagerar, o segredo é intercalar objetos de cores vivas com elementos neutros.

  • Os chamados móveis úteis, os "2 em 1", podem ser uma boa pedida como por exemplo, as camas em forma de carros, barcos, beliches com saída de escorregador, camas suspensas com cabanas na parte inferior. Eles vão adorar!

  • A parede que imita um quadro negro é uma opção decorativa muito legal, pois é acessível, fácil de fazer e ainda serve como brinquedo para a criança. Para conseguir esse efeito basta comprar a tinta esmalte fosca e aplicar sobre a área desejada. Cenário perfeito para brincar de escolinha!

  • Os nichos e prateleiras são itens que servem de suporte para outros elementos da decoração como brinquedos, livros e quadros.

  • Se tem uma peça que é barata e fica bem em qualquer ambiente é a almofada. O investimento vale muito a pena. Coloridas e aconchegantes elas decoraram com estampas divertidas e as que têm formatos diferenciados (de bichinhos, coração, cupcakes) servem como brinquedo para as crianças.

  • O cantinho da leitura pode ser um belo incentivo para criar o hábito de ler desde pequeno.Um cantinho especial com pufes, cadeiras e mesinhas para organizar os gibis e os livros. Um espaço de interação onde os pais podem ler para os filhos e acompanhar o aprendizado deles.

  • Artes produzidas pelas próprias crianças como pinturas, desenhos e esculturas podem ser organizadas em murais. Algumas peças podem ser emolduradas. Além de montar uma decoração original, você ainda guarda uma recordação dessa época.

    É lá que provavelmente seu filho vai passar mais tempo, onde ele vai soltar a imaginação nas brincadeiras e viver momentos que vai levar pra vida toda. Aposto que você lembra como era o seu quarto na infância, não lembra?