29 de setembro de 2016
Comportamento
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nos países ricos e nos países emergentes. Só no Brasil, 300 mil perdem a vida todos anos. Dentre as principais razões das doenças cardíacas como o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca, estão a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos de ataques cardíacos e infartos prematuros podem ser evitados se ações preventivas forem adotadas. Pressão alta, diabetes e colesterol altos, obstrução das artérias e dos vasos e a insuficiência cardíaca são alguns dos fatores de risco que devem ser tratados para evitar episódios de infarto ou AVC, alertam os especialistas. A consulta regular ao médico e os exames de rotina são importantes para diagnosticar esses problemas o quanto antes já que essas doenças, muitas vezes, são silenciosas, ou seja, nem sempre apresentam sintomas.
A obesidade tem ganhado destaque como vilã da saúde cardiovascular. Pesquisas recentes sobre o tema, mostraram pela primeira vez que o número de obesos no país já atingiu mais da metade da população (51%). (fonte: Abeso, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade)
Na lista de inimigos do coração ainda figuram a hipertensão, o diabetes, o colesterol, o tabagismo e o sedentarismo. A pressão alta danifica vasos e artérias e é um dos principais fatores de risco. Cerca de 50% dos brasileiros acima dos 65 anos sofrem do mal, que também afeta 5% das crianças e adolescentes. O colesterol também preocupa. É importante estar atento às taxas de LDL (colesterol ruim) e HDL (bom colesterol). O aumento do mau colesterol e a diminuição do bom colesterol podem provocar problemas de saúde. O diabetes também é outro fator que congestiona a circulação e causa danos à parede dos vasos.
Você provavelmente conhece as orientações para manter a saúde do coração mas nunca é demais lembrá-las.
– Alimente-se bem: a gordura é um dos principais vilões do coração. Nada é proibido, mas especialistas pedem cautela na hora de comer e indicam as preferências. Prefira carnes brancas, leite desnatado e queijos com baixa caloria e pouca gordura. Capriche também nas verduras e legumes.
– Faça exercícios físicos: o sedentarismo é um dos principais inimigos da saúde cardiovascular. No mínimo 30 minutos de atividade física regular durante quatro ou cinco dias na semana já ajuda a reduzir o número de mortes. Os exercícios do tipo aeróbicos, como caminhada, natação e corrida são sempre boas opções.
– Abandone o cigarro: o tabagismo é um dos mais conhecidos fatores de risco das doenças cardiovasculares. O cigarro causa contração e obstrução dos vasos sanguíneos. O risco de um fumante sofrer um infarto é três vezes maior quando comparado a pessoas que nunca fumaram.