WhatsApp Whatsapp WhatsApp Enviar email

Gostaria de entrar em contato?

Nome
Email
Celular
Assunto

Escrever outra mensagem

WhatsApp Corretores
online

29 de setembro de 2016

Comportamento

E seu coração como vai? Esta tudo bem?

Thumbnail

Nesta semana foi comemorado o Dia Mundial do Coração. Um bom momento para refletir sobre como você anda cuidado do seu.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nos países ricos e nos países emergentes. Só no Brasil, 300 mil perdem a vida todos anos. Dentre as principais razões das doenças cardíacas como o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca, estão a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos de ataques cardíacos e infartos prematuros podem ser evitados se ações preventivas forem adotadas. Pressão alta, diabetes e colesterol altos, obstrução das artérias e dos vasos e a insuficiência cardíaca são alguns dos fatores de risco que devem ser tratados para evitar episódios de infarto ou AVC,  alertam os especialistas. A consulta regular ao médico e os exames de rotina são importantes para diagnosticar esses problemas o quanto antes já que essas doenças, muitas vezes, são silenciosas, ou seja, nem sempre apresentam sintomas.

A obesidade tem ganhado destaque como vilã da saúde cardiovascular.  Pesquisas recentes sobre o tema,  mostraram pela primeira vez que o número de obesos no país já atingiu mais da metade da população (51%). (fonte: Abeso, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade)

Na lista de inimigos do coração ainda figuram a hipertensão, o diabetes, o colesterol, o tabagismo e o sedentarismo.  A pressão alta danifica vasos e artérias e é um dos principais fatores de risco. Cerca de 50% dos brasileiros acima dos 65 anos sofrem do mal, que também afeta 5% das crianças e adolescentes. O colesterol também preocupa.  É importante estar atento às taxas de LDL (colesterol ruim) e HDL (bom colesterol). O aumento do mau colesterol e a diminuição do bom colesterol podem provocar problemas de saúde.  O diabetes também é outro fator que congestiona a circulação e causa danos à parede dos vasos.

Você provavelmente conhece as orientações para manter a saúde do coração mas nunca é demais lembrá-las.

– Alimente-se bem: a gordura é um dos principais vilões do coração. Nada é proibido, mas especialistas pedem cautela na hora de comer e indicam as preferências. Prefira carnes brancas, leite desnatado e queijos com baixa caloria e pouca gordura. Capriche também nas verduras e legumes.

– Faça exercícios físicos: o sedentarismo é um dos principais inimigos da saúde cardiovascular. No mínimo 30 minutos de atividade física regular durante quatro ou cinco dias na semana já ajuda a reduzir  o número de mortes. Os exercícios do tipo aeróbicos, como caminhada, natação e corrida são sempre boas opções.

– Abandone o cigarro: o tabagismo é um dos mais conhecidos fatores de risco das doenças cardiovasculares. O cigarro causa contração e obstrução dos vasos sanguíneos. O risco de um fumante sofrer um infarto é três vezes maior quando comparado a pessoas que nunca fumaram.

Posts relacionados

Comemoração do Dia das Mães na Congesa conta com palestra especial

12 de maio de 2022

Comportamento

No dia 06 de maio de 2022 a Congesa comemorou o dia das mães com uma palestra especial realizada pela Dra. Sônia Fornazari Pires, médica, que trabalhou durante 15 anos na Maternidade...

Coleta Seletiva: Por um meio ambiente mais sustentável

29 de março de 2022

Comportamento

A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável e tornou-se uma ação fundamental na vida moderna, devido ao aumento do consumo e consequentemente do l...

Ação Interna: Dia das Mulheres 2022 na Congesa

17 de março de 2022

Comportamento

O Dia das Mulheres deste ano na Congesa foi especial. Através de uma ação interna, alguns dias antes da data comemorativa, as colaboradoras participaram de uma brincadeira lúdica e ...