Dólar alto. Crise política. Taxa de juros elevada. O momento é de comprar imóveis?
Apesar do cenário ruim para a economia, especialistas do mercado imobiliário indicam que o momento é bom para o investimento. Isso porque o imóvel continua sendo um dos bens mais seguros e não sofrem oscilações bruscas como outros ativos. Além disso, as construtoras possuem ótimos imóveis à venda, sejam prontos ou em construção, com linhas de crédito abertas para o comprador, o que hoje é um grande benefício, já que os bancos estão restritivos para a concessão de crédito.
Os consumidores já perceberam que quem comprar agora fará um ótimo negócio. Os preços estão estáveis porque o estoque ainda está alto, porém à medida que baixarem os estoques, os preços tendem a subir novamente.
Ao contrário do que muita gente pensa, um imóvel que for comprado agora vai se valorizar com os novos empreendimentos que serão lançados no futuro. A prioridade das construtoras é vender o que já está pronto para só então colocar novos produtos no mercado já prevendo uma valorização.
Se a intenção é comprar agora para morar daqui a uns anos, compre na planta, mas vale a pena ponderar se o imóvel escolhido atenderá adequadamente o cliente lá na frente, já que as famílias crescem e as necessidades mudam.
Se o objetivo é investir e ter renda de aluguel, pode ser um apartamento novo, na planta ou ainda uma unidade hoteleira. Verifique o preço do aluguel na redondeza, faça as contas para saber como está o percentual em relação ao preço do imóvel, índice que deve ser no mínimo de 0,4% para compensar o investimento.
Pesquise a construtora, procure saber se a empresa é confiável, se tem tradição e histórico de atuação no mercado, se estará no mercado para fazer valer as garantias e assistências técnicas.
Todos precisam de imóveis. E você está com a faca e o queijo nas mãos!
Independentemente das turbulências na economia e na política, eles continuam sendo uma necessidade e o sonho de consumo dos brasileiros.