5 de maio de 2016
Mercado imobiliário
Surge então um novo cenário para o mercado imobiliário principalmente por três motivos:
1 – Confiança: O impeachment é condição necessária e suficiente para que o consumidor volte a fazer planos de longo prazo, incluindo compras de bens de maior valor como imóveis.
Um eventual novo governo terá um diálogo mais coeso entre sociedade e mercado, o que abre caminho para o resgate da confiança, um dos principais pilares do setor imobiliário.
2 – Crédito Imobiliário: Informações coletadas no mercado pelo Banco Central indicam uma previsão de taxa SELIC de 12,5% ao final de 2017, o que representaria uma queda de 1,75 ponto percentual sobre o atual patamar de 14,25%. Uma parte dos custos da Caixa Econômica Federal é determinada pela SELIC. Logo, uma queda nos juros básicos resultaria em uma redução de custos do financiamento.
3 – Preço dos Imóveis: muitos consumidores que têm a intenção de comprar um imóvel estão adiando os planos porque esperam uma queda nos preços. Mas atenção! Para quem está com dinheiro no bolso, 2015 deve ser o último ano de imóveis com preços mais estáveis, sem grandes variações. Neste cenário de impeachment e com a retomada da confiança, as vendas devem voltar a ganhar ritmo.
Para quem não tem todo o recurso para comprar à vista e precisa recorrer ao financiamento, as taxas de juros já foram menores, é verdade, mas lembre-se de que os preços estão mais convidativos agora. Portanto, o preço menor pode compensar os juros mais altos.
Por este panorama, os imóveis residenciais devem começar a reagir em relação ao preço dos últimos meses. Portanto, adiar a compra do imóvel pode ser uma furada, já que com a demanda ainda em baixa, basta um pouco de paciência para conseguir boas condições na compra.
Não espere que todo mundo tenha essa visão. Até essas informações chegarem ao grande público pode ser tarde demais. Quem pretende investir ou comprar imóvel para morar, esta é a hora, este é um bom momento para a tomada de decisões.
Quem postergar pode não conseguir realizar o bom negócio que deseja.