18 de agosto de 2022
Mercado imobiliário
Uma pesquisa realizada pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica sobre as tendências e preferências dos consumidores sobre o mercado imobiliário revelou que 57% dos entrevistados buscam imóveis que tenham espaços arejados e integrados com a natureza. Dos respondentes, 56% relataram, ainda, que estariam dispostos a pagar mais por um imóvel com tecnologia verde. Entre as questões abordadas, foi dado destaque para a sustentabilidade: 80% dos entrevistados que buscam um empreendimento para morar têm a questão do meio ambiente entre as prioridades. Para eles, é indispensável o imóvel ter áreas verdes no quintal ou no entorno.
Os novos consumidores de imóveis estão prezando muito além da convivência com a natureza quando falam sobre sustentabilidade, o intuito é utilizar cada vez mais fontes naturais em seus imóveis, como a produção da própria energia e utilização da água, com placas fotovoltaicas e reuso/captação de água da chuva.
Este tipo de empreendimento atrai e cativa compradores, principalmente por aliar o discurso do verde como um forte atrativo e potencializador de compras. Pois, esse tipo de imóvel além de gerar um bem-estar ambiental, gera algo muito importante aos futuros moradores: economia financeira nas contas de energia, água e outros.