WhatsApp Whatsapp WhatsApp Enviar email

Gostaria de entrar em contato?

Nome
Email
Celular
Assunto

Escrever outra mensagem

WhatsApp Corretores
online

29 de setembro de 2016

Comportamento

E seu coração como vai? Esta tudo bem?

Thumbnail

Nesta semana foi comemorado o Dia Mundial do Coração. Um bom momento para refletir sobre como você anda cuidado do seu.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nos países ricos e nos países emergentes. Só no Brasil, 300 mil perdem a vida todos anos. Dentre as principais razões das doenças cardíacas como o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca, estão a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos de ataques cardíacos e infartos prematuros podem ser evitados se ações preventivas forem adotadas. Pressão alta, diabetes e colesterol altos, obstrução das artérias e dos vasos e a insuficiência cardíaca são alguns dos fatores de risco que devem ser tratados para evitar episódios de infarto ou AVC,  alertam os especialistas. A consulta regular ao médico e os exames de rotina são importantes para diagnosticar esses problemas o quanto antes já que essas doenças, muitas vezes, são silenciosas, ou seja, nem sempre apresentam sintomas.

A obesidade tem ganhado destaque como vilã da saúde cardiovascular.  Pesquisas recentes sobre o tema,  mostraram pela primeira vez que o número de obesos no país já atingiu mais da metade da população (51%). (fonte: Abeso, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade)

Na lista de inimigos do coração ainda figuram a hipertensão, o diabetes, o colesterol, o tabagismo e o sedentarismo.  A pressão alta danifica vasos e artérias e é um dos principais fatores de risco. Cerca de 50% dos brasileiros acima dos 65 anos sofrem do mal, que também afeta 5% das crianças e adolescentes. O colesterol também preocupa.  É importante estar atento às taxas de LDL (colesterol ruim) e HDL (bom colesterol). O aumento do mau colesterol e a diminuição do bom colesterol podem provocar problemas de saúde.  O diabetes também é outro fator que congestiona a circulação e causa danos à parede dos vasos.

Você provavelmente conhece as orientações para manter a saúde do coração mas nunca é demais lembrá-las.

– Alimente-se bem: a gordura é um dos principais vilões do coração. Nada é proibido, mas especialistas pedem cautela na hora de comer e indicam as preferências. Prefira carnes brancas, leite desnatado e queijos com baixa caloria e pouca gordura. Capriche também nas verduras e legumes.

– Faça exercícios físicos: o sedentarismo é um dos principais inimigos da saúde cardiovascular. No mínimo 30 minutos de atividade física regular durante quatro ou cinco dias na semana já ajuda a reduzir  o número de mortes. Os exercícios do tipo aeróbicos, como caminhada, natação e corrida são sempre boas opções.

– Abandone o cigarro: o tabagismo é um dos mais conhecidos fatores de risco das doenças cardiovasculares. O cigarro causa contração e obstrução dos vasos sanguíneos. O risco de um fumante sofrer um infarto é três vezes maior quando comparado a pessoas que nunca fumaram.

Posts relacionados

As áreas verdes nos empreendimentos Congesa vão muito além das paisagens.

29 de maio de 2024

Comportamento

Na Congesa, adotamos práticas sustentáveis em todos os nossos empreendimentos, sempre nos comprometendo a manter a vegetação existente nos locais de construção, integrando-a ao de...

Equipe Congesa: workshop sobre Entrega com Qualidade e Excelência.

30 de abril de 2024

Comportamento

Realizamos um Workshop sobre Entrega com Qualidade e Excelência como parte do nosso compromisso contínuo com a melhoria da equipe. O evento capacitou a equipe para os melhores resu...

Realizamos o evento Pet Day Congesa no stand de vendas do Storia!

28 de março de 2024

Comportamento

Tivemos um dia incrível no evento Pet Day Congesa no stand de vendas do Storia! Foi muito divertido e especial compartilhar esses momentos com todos. E o melhor de tudo: ajudamos a ONG...