26 de fevereiro de 2020
Mercado imobiliário
Com a redução da taxa Selic, taxa que serve de referência para os investimentos de renda fixa do país, faz tempo que a poupança passou a perder para a inflação, ou seja, o poupador perde dinheiro com ela, pois enquanto o dinheiro fica parado ele perde poder de compra mais rápido do que o quanto rende.
No começo de fevereiro houve mais um corte na taxa básica de juros e a Selic passou de 4,5% ao ano para 4,25%. Com isso mesmo outras aplicações que rendem um pouco mais do que a poupança já começam, também, a perder para a inflação ou praticamente empatar com ela.
É o caso do Tesouro Selic, um dos títulos públicos mais vendidos do Tesouro Direto, que remunera exatamente a Selic (o Tesouro possui outros tipos de títulos, com vencimentos mais longos, que rendem mais). É também o caso de CDBs que pagam até 100% do CDI, taxa de referência dos bancos que caminha colada à Selic. Ambos renderão, atualmente, os 4,25% da taxa Selic em um ano. A inflação projetada pelo mercado para 2020 é de 3,25%, o que daria uma folga ainda de 1% de lucro entre o avanço dos preços e a rentabilidade do investimento.
O problema é que tanto títulos públicos quanto CDBs pagam ainda imposto de renda, o que tira de 15% a 22,5% do rendimento, a depender do prazo. Isso faz com que a rentabilidade final deles em um ano, já líquida dos impostos, varie de 3,62% no melhor dos cenários (caso do CDB com mais de dois anos e desconto de 15% de IR), a 3,15%, no pior (caso de um ano de Tesouro Selic com 20% de IR). Ou seja, na melhor hipótese, o lucro do investidor será de 0,37% em um ano, já descontados impostos e a inflação. Na pior, ele perde 0,06%. Para investimentos inferiores a 6 meses, que pagam os maiores impostos, a perda é ainda maior, de 0,08% no caso do Tesouro Selic.
Fonte: exame.abril.com.br/seu-dinheiro
Conheça o Travel Inn Wise Hotel
A aquisição de unidades hoteleiras é uma ótima alternativa para diversificação de investimentos. Ser proprietário de uma unidade hoteleira em um empreendimento minuciosamente desenvolvido para operar de forma eficiente, é a opção perfeita para você: troque inquilinos por hóspedes.
Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores – 19 99761-2571.