4 de outubro de 2021
Comportamento
Desenvolvimento sustentável, segundo a ONU, é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. O objetivo é somente um: buscar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
Sustentabilidade é um tema atual e muito debatido em todos os setores. Cada vez mais, os consumidores estão buscando consumir de forma mais consciente, prestando atenção no peso ecológico e social de suas próprias escolhas. É crescente a discussão sobre os recursos naturais e as alternativas para preservá-los, evitando que eles se esgotem na natureza.
Além dessa questão ética e ambiental, a sustentabilidade tem se tornado uma demanda crescente por parte dos clientes finais, quando vão consumir algum bem e/ou serviço. Grande parte da sociedade vem mudando seus hábitos de consumo que são considerados prejudiciais ao meio ambiente e por isso cresce também a necessidade de oferecer construções mais sustentáveis.
O conceito de sustentabilidade aplicado na construção civil proporciona uma série de vantagens aos consumidores e também aos empreendedores. Dentre os principais benefícios da sustentabilidade na construção civil, destacamos alguns que são aplicados pela Congesa em suas obras, como a otimização dos processos que proporciona redução de gastos, cuidados arquitetônicos sustentáveis relacionados ao controle térmico, de luz e demais fatores ambientais e uso de painéis solares e energia fotovoltaica com o objetivo de economizar de energia.
É fundamental que empresas que queiram manter a competitividade ao longo prazo, respondam às expectativas dos cidadãos-consumidores, valorizando e praticando o comportamento responsável. A Congesa apoia essa ideia!