WhatsApp Whatsapp WhatsApp Enviar email

Gostaria de entrar em contato?

Nome
Email
Celular
Assunto

Escrever outra mensagem

WhatsApp Corretores
online

24 de novembro de 2016

Comportamento

Dia Nacional do Doador de Sangue. Apoie esta causa!

Thumbnail

No dia 25 de novembro celebra-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data homenageia todas as pessoas que dedicam um tempo da sua rotina para ser doador e também incentiva mais gente a fazer o mesmo.

O sangue funciona como um transportador de substâncias fundamental para o funcionamento do corpo. Além disso, quase toda a defesa do organismo está concentrada nele. É um tecido de extrema importância que não pode ser substituído por nenhum outro líquido.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%.

Durante o inverno, as férias e festas de fim de ano as doações despencam. Muitos hemocentros são  obrigados a operar com menos do que o mínimo necessário.

Os requisitos para ser um doador são:

– Estar em boas condições de saúde

– Ter entre 16 e 69 anos

– Pesar no mínimo 50kg

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

O voluntário passa por três etapas antes que o sangue seja retirado. A primeira consiste no cadastro de dados pessoais, em seguida é feita uma triagem clínica que inclui um questionário sobre a saúde da pessoa, um teste de anemia, a verificação da pressão arterial e o peso do doador.

Na terceira etapa o candidato tem a oportunidade de dizer se tem comportamento de risco para Aids. Sua identidade é preservada, pois a bolsa é identificada por meio de um código de barras. Se a resposta for SIM, ele fará a doação, o sangue passará por todos os testes e, mesmo que os resultados forem negativos, a bolsa será desprezada. Caso a resposta seja NÃO, a bolsa só será utilizada se todos os exames apresentarem resultados negativos.

Os intervalos entre as doações de sangue devem ser de três meses para homens e quatro meses para mulheres. A necessidade de sangue é constante. Transfusões fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias.

Você não precisa de um motivo especial para doar sangue. Basta ter vontade de ajudar. Seja qual for a razão, saiba que sua contribuição é importante para manter os estoques dos hospitais. E você vai se sentir bem sabendo que ajudou a salvar uma vida.

Posts relacionados

Realizamos o evento Pet Day Congesa no stand de vendas do Storia!

28 de março de 2024

Comportamento

Tivemos um dia incrível no evento Pet Day Congesa no stand de vendas do Storia! Foi muito divertido e especial compartilhar esses momentos com todos. E o melhor de tudo: ajudamos a ONG...

Equipe Congesa participa do Congresso de Inteligência Emocional Signa

29 de fevereiro de 2024

Comportamento

A equipe da Congesa teve o privilégio de participar do Congresso de Inteligência Emocional Signa. Foi uma experiência enriquecedora que reforçou nosso compromisso com o constante ap...

Storia Congesa: conheça as plantas Maison

29 de janeiro de 2024

Comportamento

O Storia, lançamento da Congesa em Indaiatuba, apresenta uma variedade de opções de plantas para atender o seu estilo de vida. O modelo Maison é especialmente cativante, destacando-...