WhatsApp Whatsapp WhatsApp Enviar email

Gostaria de entrar em contato?

Nome
Email
Celular
Assunto

Escrever outra mensagem

WhatsApp Corretores
online

24 de novembro de 2016

Comportamento

Dia Nacional do Doador de Sangue. Apoie esta causa!

Thumbnail

No dia 25 de novembro celebra-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data homenageia todas as pessoas que dedicam um tempo da sua rotina para ser doador e também incentiva mais gente a fazer o mesmo.

O sangue funciona como um transportador de substâncias fundamental para o funcionamento do corpo. Além disso, quase toda a defesa do organismo está concentrada nele. É um tecido de extrema importância que não pode ser substituído por nenhum outro líquido.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%.

Durante o inverno, as férias e festas de fim de ano as doações despencam. Muitos hemocentros são  obrigados a operar com menos do que o mínimo necessário.

Os requisitos para ser um doador são:

– Estar em boas condições de saúde

– Ter entre 16 e 69 anos

– Pesar no mínimo 50kg

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

O voluntário passa por três etapas antes que o sangue seja retirado. A primeira consiste no cadastro de dados pessoais, em seguida é feita uma triagem clínica que inclui um questionário sobre a saúde da pessoa, um teste de anemia, a verificação da pressão arterial e o peso do doador.

Na terceira etapa o candidato tem a oportunidade de dizer se tem comportamento de risco para Aids. Sua identidade é preservada, pois a bolsa é identificada por meio de um código de barras. Se a resposta for SIM, ele fará a doação, o sangue passará por todos os testes e, mesmo que os resultados forem negativos, a bolsa será desprezada. Caso a resposta seja NÃO, a bolsa só será utilizada se todos os exames apresentarem resultados negativos.

Os intervalos entre as doações de sangue devem ser de três meses para homens e quatro meses para mulheres. A necessidade de sangue é constante. Transfusões fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias.

Você não precisa de um motivo especial para doar sangue. Basta ter vontade de ajudar. Seja qual for a razão, saiba que sua contribuição é importante para manter os estoques dos hospitais. E você vai se sentir bem sabendo que ajudou a salvar uma vida.

Posts relacionados

Comemoração do Dia das Mães na Congesa conta com palestra especial

12 de maio de 2022

Comportamento

No dia 06 de maio de 2022 a Congesa comemorou o dia das mães com uma palestra especial realizada pela Dra. Sônia Fornazari Pires, médica, que trabalhou durante 15 anos na Maternidade...

Coleta Seletiva: Por um meio ambiente mais sustentável

29 de março de 2022

Comportamento

A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável e tornou-se uma ação fundamental na vida moderna, devido ao aumento do consumo e consequentemente do l...

Ação Interna: Dia das Mulheres 2022 na Congesa

17 de março de 2022

Comportamento

O Dia das Mulheres deste ano na Congesa foi especial. Através de uma ação interna, alguns dias antes da data comemorativa, as colaboradoras participaram de uma brincadeira lúdica e ...