27 de março de 2016
Comportamento
A data é muito importante para os cristãos que celebram a morte e ressurreição de Cristo, um episódio bíblico interpretado como a passagem para novos tempos e novas esperanças para a humanidade.
Vários símbolos fazem parte das comemorações da Semana Santa.
Um dos mais conhecidos é o coelho que simboliza fertilidade já que esse animal se reproduz em grandes ninhadas. Os povos da antiguidade já consideravam o coelhinho como símbolo de renovação, pois com a chegada da primavera, eram os primeiros a saírem de suas tocas.
O ovo representa nascimento. Presentear as pessoas com ovos é um costume antigo, comum entre os povos que habitavam a região do Mediterrâneo, do Leste Europeu e do Oriente. Naquela época os ovos (de galinha) eram cozidos e pintados com desenhos que lembravam plantações.
A troca de ovos representava a esperança de fertilidade no solo e de abundantes colheitas.
Com o passar do tempo, o ovo de chocolate entrou para as tradições da festa da Páscoa e atraem a atenção principalmente das crianças, que adoram seguir as pegadas das patinhas do coelhinho até achar o esconderijo dos ovos! Não é uma delícia participar da brincadeira com elas e se lambuzar de chocolate?!
Gostoso também é reunir a família e os amigos em volta da mesa, agradecer e renovar o desejo de que um novo ciclo de alegria e prosperidade se inicie.
Feliz Páscoa!