WhatsApp Whatsapp WhatsApp Enviar email

Gostaria de entrar em contato?

Nome
Email
Celular
Assunto

Escrever outra mensagem

WhatsApp Corretores
online

19 de agosto de 2019

Indaiatuba

Indaiatuba é a segunda cidade menos violenta do Brasil

Thumbnail

Indaiatuba subiu de nona para a segunda cidade menos violenta do País. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas) o município ocupa o primeiro lugar, como a cidade mais segura. O ranking divulgado no início do mês integra o Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O estudo analisou 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017. A base de dados é do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS). Na lista das cidades menos violentas, Indaiatuba apresenta taxa estimada de homicídios de 3,5 e fica atrás apenas de Jaú, também localizada no Estado de São Paulo, com taxa de 2,7. A terceira colocação ficou com Valinhos, com 4,7; a quarta com Jaraguá do Sul, com 5,5; e a quinta com Brusque, que apresenta taxa de 5,8. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), outros três municípios estão no grupo dos 20 menos violentos: Limeira em oitavo e Americana em nono, ambas com taxa de homicídios de 7,7; e Itatiba em 17º, com taxa de 8,3.

O levantamento apontou que dos 20 municípios com menores taxas estimadas de homicídio por 100 mil habitantes no Brasil, 14 estão no Estado de São Paulo, três em Santa Catarina e outros três em Minas Gerais. Nesse grupo os indicadores de desenvolvimento humano são mais parecidos com os países desenvolvidos.

Enquanto nos cinco primeiros municípios menos violentos, com mais de 100 mil habitantes, a taxa estimada de homicídios varia entre 2,7 e 5,8, nos municípios mais violentos essa taxa varia de 145,7 a 115,6. Dos 20 mais violentos, 18 estão no Norte e Nordeste do País. O município mais violento do Brasil, com mais de 100 mil habitantes, é Maracanaú, no Ceará, com taxa de homicídios de 145,7. Em segundo lugar está Altamira, no Pará, com 133,7; seguida de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, com taxa de 131,2 homicídios.

De acordo com o estudo, os municípios mais violentos têm 15 vezes mais homicídios relativamente que os menos violentos. Na avaliação da direção do Ipea, o Atlas da Violência identificou uma heterogeneidade na prevalência da violência letal nos municípios e revelou que há diferenças enormes entre as condições de desenvolvimento humano nos municípios mais e menos violentos.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Indaiatuba

Encontre seu apto. em Indaiatuba

Conte com a ajuda dos nossos corretores para ajudar na busca do seu próximo apartamento em Indaiatuba/SP. São opções de 4, 3 e 2 dormitórios com suíte, lazer completo e localizações privilegiadas, com unidades já prontas para morar ou em construção. E ainda, os bancos estão oferecendo taxas de juros diferenciadas para que você feche negócio o quanto antes.

Fale com nossos corretores sobre essas condições diferenciadas e encontre a melhor opção de negócio para você.

Posts relacionados

Indaiatuba recebe evento de adoção de pets e arrecadação de ração e produtos de limpeza

29 de fevereiro de 2024

Indaiatuba

Congesa realiza ação no dia 16 de março no stand de vendas do empreendimento Storia, localizado na esquina da Rua Nove de Julho com a Rua Arara. No terceiro sábado de março (dia...

Vacinação contra o tétano no canteiro de obras do Atmosphera

20 de dezembro de 2023

Indaiatuba

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Indaiatuba, realizamos a vacinação contra tétano em nossos colaboradores no canteiro de obras do Atmosphera. Priorizando a saúde e bem-...

Em breve, novas histórias em um novo Congesa

29 de novembro de 2023

Indaiatuba

Novas histórias te esperam em um novo Congesa. Em uma localização exclusiva e especial, arborizada e cercada pelas melhores conveniências e opções de lazer da cidade. Um ponto ...