WhatsApp Whatsapp WhatsApp Enviar email

Gostaria de entrar em contato?

Nome
Email
Celular
Assunto

Escrever outra mensagem

WhatsApp Corretores
online

5 de maio de 2016

Indaiatuba

Velódromo Indaiatuba: tradição no ciclismo

Thumbnail

Indaiatuba tem uma forte ligação com o ciclismo.

As ruas planas, cheias de ciclovias e trânsito tranquilo tornaram a cidade um celeiro de ciclistas que fizeram história na modalidade. É o caso do indaiatubano Joaracy Mariano de Barros, que batiza o velódromo recém inaugurado no Jardim Regina. Uma homenagem mais do que justa ao atleta que foi campeão do ranking paulista de 1977 e integrou a seleção brasileira.

A estrutura de cimento com 250 metros lineares de extensão segue os padrões internacionais exigidos pela União Ciclística Internacional (UCI). O velódromo conta ainda com uma arquibancada coberta para mil pessoas, lanchonete, sala de segurança, pátio e sanitários acessíveis. Além de boxes para os ciclistas, com banheiros, ambulatório, sala de imprensa, administração, cozinha, despensa, refeitório e terraço.

O investimento total foi de 6,1 milhões de reais.

O Velódromo faz parte da Rede Nacional de Treinamento construída para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro previstos para agosto de 2016.

E não será apenas na cidade maravilhosa que os brasileiros vão poder acompanhar os melhores atletas do mundo. Antes das Olimpíadas e das Paraolimpíadas muitos deles vão treinar em vários cantos do país. O velódromo será um dos locais de treino da seleção brasileira de ciclismo e também servirá para aclimatação dos atletas estrangeiros que vão participar das Olimpíadas.

A proximidade de Indaiatuba com o Aeroporto Internacional de Viracopos (temos um artigo aqui) também foi decisiva na escolha do local para a construção do Velódromo.

Apenas quinze quilômetros separam a cidade do Terminal. Isso facilita muito o acesso dos ciclistas de outros estados e de outros países ao ponto de treinamento.

Com tantas condições favoráveis, Indaiatuba vai poder sediar campeonatos internacionais e nacionais e atrair a indústria do ciclismo para a cidade, o que vai gerar renda e visibilidade para o município. A primeira competição será nos dias 14 e 15 de maio. A prova será uma etapa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo.

A intenção é usar a pista para provas e treinos de equipes de alto rendimento mas também para o desenvolvimento do esporte de base. Escolinhas vão surgir para a formação de fututos atletas.

O Brasil não tem tradição na modalidade, cenário que pode mudar a partir do legado que os jogos vão deixar: um complexo de quase três mil metros quadrados.

Um incentivo e tanto para pedalar!

Posts relacionados

Indaiatuba recebe evento de adoção de pets e arrecadação de ração e produtos de limpeza

29 de fevereiro de 2024

Indaiatuba

Congesa realiza ação no dia 16 de março no stand de vendas do empreendimento Storia, localizado na esquina da Rua Nove de Julho com a Rua Arara. No terceiro sábado de março (dia...

Vacinação contra o tétano no canteiro de obras do Atmosphera

20 de dezembro de 2023

Indaiatuba

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Indaiatuba, realizamos a vacinação contra tétano em nossos colaboradores no canteiro de obras do Atmosphera. Priorizando a saúde e bem-...

Em breve, novas histórias em um novo Congesa

29 de novembro de 2023

Indaiatuba

Novas histórias te esperam em um novo Congesa. Em uma localização exclusiva e especial, arborizada e cercada pelas melhores conveniências e opções de lazer da cidade. Um ponto ...