WhatsApp Whatsapp WhatsApp Enviar email

Gostaria de entrar em contato?

Nome
Email
Celular
Assunto

Escrever outra mensagem

WhatsApp Corretores
online

5 de maio de 2016

Indaiatuba

Velódromo Indaiatuba: tradição no ciclismo

Thumbnail

Indaiatuba tem uma forte ligação com o ciclismo.

As ruas planas, cheias de ciclovias e trânsito tranquilo tornaram a cidade um celeiro de ciclistas que fizeram história na modalidade. É o caso do indaiatubano Joaracy Mariano de Barros, que batiza o velódromo recém inaugurado no Jardim Regina. Uma homenagem mais do que justa ao atleta que foi campeão do ranking paulista de 1977 e integrou a seleção brasileira.

A estrutura de cimento com 250 metros lineares de extensão segue os padrões internacionais exigidos pela União Ciclística Internacional (UCI). O velódromo conta ainda com uma arquibancada coberta para mil pessoas, lanchonete, sala de segurança, pátio e sanitários acessíveis. Além de boxes para os ciclistas, com banheiros, ambulatório, sala de imprensa, administração, cozinha, despensa, refeitório e terraço.

O investimento total foi de 6,1 milhões de reais.

O Velódromo faz parte da Rede Nacional de Treinamento construída para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro previstos para agosto de 2016.

E não será apenas na cidade maravilhosa que os brasileiros vão poder acompanhar os melhores atletas do mundo. Antes das Olimpíadas e das Paraolimpíadas muitos deles vão treinar em vários cantos do país. O velódromo será um dos locais de treino da seleção brasileira de ciclismo e também servirá para aclimatação dos atletas estrangeiros que vão participar das Olimpíadas.

A proximidade de Indaiatuba com o Aeroporto Internacional de Viracopos (temos um artigo aqui) também foi decisiva na escolha do local para a construção do Velódromo.

Apenas quinze quilômetros separam a cidade do Terminal. Isso facilita muito o acesso dos ciclistas de outros estados e de outros países ao ponto de treinamento.

Com tantas condições favoráveis, Indaiatuba vai poder sediar campeonatos internacionais e nacionais e atrair a indústria do ciclismo para a cidade, o que vai gerar renda e visibilidade para o município. A primeira competição será nos dias 14 e 15 de maio. A prova será uma etapa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo.

A intenção é usar a pista para provas e treinos de equipes de alto rendimento mas também para o desenvolvimento do esporte de base. Escolinhas vão surgir para a formação de fututos atletas.

O Brasil não tem tradição na modalidade, cenário que pode mudar a partir do legado que os jogos vão deixar: um complexo de quase três mil metros quadrados.

Um incentivo e tanto para pedalar!

Posts relacionados

Indaiatuba: A capital do pedal

3 de junho de 2022

Indaiatuba

Dia 03 de junho é comemorado o Dia Mundial da Bicicleta. Indaiatuba é um local muito apreciado pelos ciclistas, a cidade conta com uma estrutura diferenciada para a prática do esport...

Parque Ecológico de Indaiatuba comemora 30 anos e a Congesa faz parte dessa história

4 de maio de 2022

Indaiatuba

Completando 30 anos de história em 2022, o Parque Ecológico de Indaiatuba é o cartão postal da cidade. Projetado no final da década de 80 pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake (193...

Indaiatuba: 14ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil

27 de setembro de 2021

Indaiatuba

Indaiatuba é a 14ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil, dentre os municípios de 100 a 500 mil habitantes. Entre as cidades do Estado de São Paulo, Indaiatuba é a 6ª. Con...