WhatsApp Whatsapp WhatsApp Enviar email

Gostaria de entrar em contato?

Nome
Email
Celular
Assunto

Escrever outra mensagem

WhatsApp Corretores
online

14 de setembro de 2016

Mercado imobiliário

Cenário econômico brasileiro reage as mudanças

Thumbnail

Os Ministros da Casa Civil Eliseu Padilha e da Fazenda Henrique Meirelles estiveram em São Paulo no começo da semana para um evento promovido pelo Jornal Valor Econômico. Eles discursaram para um plateia de empresários. Um dos primeiros sinais de que uma economia pode sair da recessão é a retomada dos níveis de confiança.

Esse “termômetro” aponta se o consumidor está disposto a gastar e se o empresário está seguro para voltar a investir. Nas entrevistas e nos discursos, os Ministros falaram que os indicadores de confiança do consumidor e dos empresários estão melhorando e apontam para uma recuperação da economia do país.

Selecionamos aqui trechos da coletiva de Henrique Meirelles

“No momento em que o governo corta suas despesas no sentido de limitar fortemente o crescimento dos gastos públicos nos próximos anos, seja com as reformas fundamentais como a previdenciária mas principalmente com a aprovação de um teto, um limite para o crescimento nos próximos anos, isto já começa a criar uma expectativa positiva e o aumento da confiança dos empresários e dos consumidores já começa a impulsionar a economia.”

“A partir daí crescem as vendas nas empresas, a partir daí cresce a arrecadação, a partir daí o emprego volta a crescer e a partir daí isso reforça o consumismo, nós estamos invertendo um ciclo negativo para um ciclo virtuoso, positivo reforçando um crescimento da economia.”

De acordo com Meirelles, setores específicos como o industrial vêm crescendo e outros já estão tendo o mesmo sinal. Ele lembra ainda que a queda no índice de confiança levou a redução nas vendas e ao aumento do desemprego. Como o índice de confiança foi retomado e voltou a subir de forma pronunciada e forte, o ciclo da economia voltou a girar. Portanto,  não há dúvida de que iniciamos uma trajetória de retomada do crescimento.

Eliseu Padilha destacou que a confiança dos consumidores já está no nível de 2014, enquanto a dos empresários no mesmo nível de 2015. O risco-país, afirmou, também reagiu e está perto de 300 pontos, nível semelhante ao que o país tinha quando era grau de investimento pelas agências de classificação de risco. Segundo Padilha, a recuperação, terá mais fôlego se o ajuste fiscal for aprovado.

Acreditamos que seja apenas o início de uma novo ciclo de boas notícias para a retomada de bons negócios.

Posts relacionados

Cenário do Mercado Imobiliário em Campinas atrai investidores.

28 de março de 2024

Mercado imobiliário

Nacionalmente reconhecida por sua importância econômica, localização estratégica próxima à capital e por ser um polo tecnológico, industrial e educacional, a Região Metropolita...

Excelentes tendências e Projeções para investir no mercado Imobiliário em 2024

29 de janeiro de 2024

Mercado imobiliário

Na pesquisa conduzida pelo Valor Econômico entre os dias 21 e 22 de dezembro, após a divulgação do Relatório de Inflação (RI), a mediana das 120 projeções coletadas para a Seli...

Authoria Congesa, mais um capítulo de sucesso da nossa história

20 de outubro de 2023

Mercado imobiliário

Confira os detalhes do projeto Authoria Congesa que foi concebido com muito carinho e dedicação pela nossa equipe. A cada projeto escrevemos uma nova página da nossa trajetória ...