WhatsApp Whatsapp WhatsApp Enviar email

Gostaria de entrar em contato?

Nome
Email
Celular
Assunto

Escrever outra mensagem

WhatsApp Corretores
online

16 de outubro de 2017

Comportamento, Mercado imobiliário

Retomada do mercado faz venda de imóveis crescer 20,8% de janeiro a agosto, em São Paulo

Thumbnail

O resultado das vendas de imóveis em São Paulo (capital) de janeiro a agosto deste ano (2017) apresentou crescimento de 20,8%, se comparado com o mesmo período de 2016. No período foram comercializadas 10.991 unidades, segundo dados do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), na Pesquisa do Mercado Imobiliário, divulgada na última quarta-feira (11).

Mesmo com o resultado positivo, com alta acumulada de 20% até o mês de agosto, o economista-chefe do Secovi mantém a previsão de avanço dos lançamentos e vendas em 10% para o ano. “Temos essa alta (atual) nas vendas, mas a base de comparação com o ano passado ainda é fraca”, explica.

Ainda segundo Petrucci a melhora dos números do setor também reflete um certo descolamento do mercado do cenário político. Em agosto de 2016, o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, levou o mercado imobiliário a um dos piores desempenhos da série histórica.

Por isso mesmo, com a base deteriorada, na comparação com agosto passado as vendas dispararam 73% em igual período de 2017. O último ano também marcou o recorde de baixa na comercialização, conforme a série iniciada pelo Secovi em 2004.

O número de lançamentos na capital paulista também está em trajetória de alta com volume 11,7% maior no acumulado de janeiro a agosto, totalizando 9.215 unidades residenciais. “Ficamos muitos meses sem lançamentos voltados para a classe média e alta, porque houve pouca aderência nesse segmento nos últimos dois anos”, diz o economista.

Já o estoque ficou em 19.630 unidades em agosto, o que corresponde às unidades lançadas e não comercializadas. Petrucci acrescenta que o pico de estoque foi de 27 mil unidades e o nível atual não preocupa, já que a tendência é de baixa.

Posts relacionados

Os benefícios da arquitetura bioclimática

7 de junho de 2022

Mercado imobiliário

Projetos arquitetônicos integrados à natureza vão muito além de beleza e bem estar dos futuros moradores do local. A arquitetura bioclimática é um tipo de projeto que apresenta so...

Mercado imobiliário está aquecido: Bom momento para investir em imóveis

27 de maio de 2022

Mercado imobiliário

Em abril de 2022, São Paulo registrou o maior valor do aluguel desde 2019, segundo o índice QuintoAndar de Aluguel, com alta de 1,28% em relação a março, esse foi o décimo mês co...

Comemoração do Dia das Mães na Congesa conta com palestra especial

12 de maio de 2022

Comportamento

No dia 06 de maio de 2022 a Congesa comemorou o dia das mães com uma palestra especial realizada pela Dra. Sônia Fornazari Pires, médica, que trabalhou durante 15 anos na Maternidade...